caçador recolector, o homem ?... ou o aumento da inteligência por ser uma presa
- … na Era Dourada da humanidade, em que reinava a paz e a harmonia, a alimentação era vegetariana
- … a crença na transmigração das almas foi a base do vegetarianismo que defendeu
- … era vegetariano e não permitia o consumo de carne
- ... desafiou os comedores de carne a matarem sem a ajuda de armas, tal como fazem os outros animais
- ... escrevendo ainda que a Terra nos fornece sustento suficiente sem matança nem sangue
- ... defendeu que o regime carnívoro não é adequado a uma vida filosófica e criticou o sacrifício de animais argumentando que estes merecem um tratamento justo
- ... vivia no deserto e alimentava-se de pão, água e tâmaras
- ... alimentava-se com figos, pão e vegetais
- ... consumia apenas alimentos vegetais do solo e frutos das árvores
- ... viveu num regime vegetariano desde os quarenta até à sua morte, aos noventa anos, acreditando que esta dieta pacífica foi a que Deus destinou à humanidade
- ... era vegetariano e acreditava que isso o aproximaria mais de Deus
- ... era vegetariano e acusou os humanos de serem piores que lobos e tigres
- ... não comia carne e quando viu animais a serem levados para a cozinha lamentou que os humanos matassem estas criaturas inocentes
- ... era vegetariano e considerava que aquelas pessoas chamadas religiosas que comem carne são hipócritas
- ... conta-nos que comprava pássaros presos para depois os libertar
- ... preferia vestir-se de linho para não vestir algo morto
- ... escreveu que a crueldade para com os animais conduz inevitavelmente à crueldade para com os humanos
- ... não existe absolutamente nenhuma necessidade de nos alimentarmos com quaisquer animais
Para ele, os animais não foram criados para serem usados pelo homem. Dizia que o ser humano não foi feito para comer carne - ... contou que isso lhe possibilitou poupar dinheiro (que utilizou para comprar livros) e fazer progressos nos estudos “devido a essa maior clareza de discernimento e à maior facilidade de aprender que habitualmente se consegue, mediante a temperança no comer e no beber
- ... escreveu que o ser humano deve ser bondoso para os animais
- ... escreveu acerca da compaixão pelos animais e da repugnância que sentia pelo “costume bárbaro de nos alimentarmos com o sangue e a carne de seres semelhantes a nós”
- ... criticou severamente o consumo de carne e a arrogância humana
- ... “não existe nada mais chocante e horrível do que as nossas cozinhas salpicadas de sangue e com membros de animais pendurados”
- ... uma Fénix, lamenta-se assim: “os homens, infelizmente, acabaram por adquirir o hábito de nos comer, em vez de conversar e de se instruir connosco. Bárbaros!” (p.42). E mais à frente: “Os homens alimentados de carne animal, e cuja sede é saciada por bebidas fortes, têm todos o sangue azedo e adusto que os deixa loucos de cem maneiras diferentes”
- ... “despojar os animais das suas vidas, de forma a transforma-los em comida, contraria imensamente os princípios da benevolência e compaixão”
- ... “Mas no entanto (consegues acreditar?) eu tenho visto o próprio homem que se gaba da sua ternura, a devorar de uma só vez a carne de seis animais diferentes num fricassé. Estranha contradição de conduta! Têm piedade, e comem os objectos da sua compaixão!”
- ... defendeu que, ao contrário dos animais carnívoros que não têm outra forma de se sustentarem, todos os humanos poderiam ser vegetarianos, tal como os hindus
- ... quando descobriu que lhe tinham dado a comer a sua vitela preferida, ficou revoltado e tornou-se vegetariano até ao final da sua vida
- ... escreveu que é provável que à medida que o homem avança na escala de perfeição moral, comece a abandonar os alimentos animais e a virar-se para a produção vegetal
- ... recusava-se a utilizar cabedal, a andar em carruagens puxadas por cavalos e abominava a caça e a experimentação animal
- ... opositor da crueldade para com os animais e do regime carnívoro; criticou os pais que alimentam os filhos com carne
- ... é evidente o seu horror face ao consumo de carne. Acreditava que o homem que chacina diariamente animais torna-se mais cruel para os membros da sua própria espécie
- ... “muitos torturadores de humanos e assassinos começaram por ser torturadores dos animais inferiores. A forma como uma nação, na sua totalidade trata as outras espécies, é uma das principais formas de avaliar a sua civilização”
- ... que um dia vamos considerar horrível comer animais, tal como hoje consideramos horrível comer-nos uns aos outros
- ... “Não tenho dúvidas de que faz parte do destino da raça humana, no seu processo de evolução gradual, deixar de comer animais, tal como as tribos selvagens deixaram de se comer umas às outras quando entraram em contacto com os mais civilizados”.
- ... segundo ele não há mais justificação para comer animais do que para comer humanos
é da minha opinião que o modo de vida vegetariano pelo seu efeito puramente físico no temperamento humano iria beneficiar muito o destino da humanidade” - ... ao contemplar os peixes num aquário disse: “Agora já posso olhar-vos com sossego, já não vos como”
- ... “A carne enjoa-me, porque sei como é que matam os animais, e como eles choram.
- ... “Matar por «desporto», por sobrevivência, pela nação, pela paz – não há muita diferença em tudo isto. Justificações não são resposta. Resposta existe apenas uma: não matem!”.
- ... afirmou que os talhos “de onde pendem nuns ganchos animais que ainda há pouco sangravam” são “testemunhos visíveis da violência feita pelo homem ao animal”
- ... “Acredito que enquanto o homem torturar e matar animais, irá torturar e matar também humanos - e serão feitas guerras pois matar têm de ser praticado e aprendido em pequena escala”
- ... em que explora o mundo complexo das emoções dos animais não humanos, tais como Os Cães nunca Mentem Sobre o Amor; A Vida Emocional dos Gatos – Uma Viagem ao Coração dos Felinos; Quando os Elefantes Choram; O Porquinho que Cantava à Lua: O Mundo das emoções dos Animais Domésticos - editora Sinais de Fogo
- ... “Os animais do mundo existem pelas suas próprias razoes. Não foram feitos para os humanos tal como os negros não foram feitos para os brancos ou as mulheres para os homens”
Aster