Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

II - Quatro argumentos para acabar com a televisão

... e em Okinawa?

"" Existe um tal entusiasmo pela vida, uma tal alegria de saborear a existência, que se é forçosamente contagiado pelo "vírus" da felicidade. Longe da morosidade ambiente que mergulha frequentemente os nossos contemporâneos no marasmo, em Okinawa é-se feliz. Feliz pelo sol, pelos odores, por tagarelar com os vizinhos, muito que a vida em simplesmente por existir. Coisas simples, mas essenciais, que é importante não perder de vista.
Observando bem à lupa, constatamos que a vida em Okinawa assenta em todo um sistema: há certamente a alimentação, fonte de todos os nutrientes necessários à fabricação de substâncias «anti-stress» (vitaminas, magnésio, proteínas vegetais, gorduras boas ---), mas muitos outros elementos entram em linha de conta.
  • A relação com o tempo é diferente: não se corre em todos os sentidos com a sensação desagradável de não ter feito metade das coisas, quando, chegada a noite, deslizamos, extenuados, sob os lençóis. Não se procura ganhar um quarto de segundo, correndo para apanhar um autocarro que, é mais do que evidente, não esperará. Não se tenta inscrever 72 horas num dia que apenas pode contar 24, etc.

  • O lugar dos seniores na sociedade está globalmente no extremo oposto do que entre nós lhes reservamos. Longe do «juvenismo» ocidental, as gerações misturam-se harmoniosamente em okinawa e os seniores são respeitados e venerados. Por exemplo, as mulheres de uma certa idade desempenham um papel central no tecido familiar e social.

  • As relações amigáveis predominam. Os vizinhos falam-se ( não apenas no dia da festa dos vizinhos!) , vai-se a casa uns dos outros, entreajuda-se, etc.


  • Graças à sua personalidade e ao seu estilo de vida, os habitantes de Okinawa desenvolvem uma espécie de escudo natural anti-stress. Controlam-se aparentemente se esforço (não há explosões de cólera ou gestos intempestivos), gozam de um humor estável (não há emoções instáveis), tudo reforçado por uma grande adaptabilidade (forçosamente devida ao seu rico passado histórico!) e um optimismo a toda a prova. Além disso, a taxa de emoções negativas é nitidamente mais baixa do que a ocidental: não há hostilidade, ansiedade, desvalorização devida à sensação de se ser inferior - pela profissão, por exemplo - , não há comportamento irreflectido ou impulsivo, logo, não há sentimento de insegurança. Tudo isto conduz ao oposto da vulnerabilidade e explica, com bastante simplicidade, o facto de o stress não ter verdadeira influência sobre os Okinawanos. O que não os impede, em caso algum, de ter uma forte personalidade, bem pelo contrário: os centenários do famoso estudo deram provas de um carácter bem vincado! Simplesmente, nas relações humanas são agradáveis, conciliadores, bem educados e absolutamente nada intolerantes, o que neutraliza todos os conflitos que, entre nós, rebentam ao mínimo incidente e que terminam, por vezes, em drama. Também aqui nenhum mistério ou segredo: este sensato bem-estar lógico resulta de uma determinada educação, de um trabalho pessoal, da prática de artes marciais... em suma, é cultural, mas acessível a cada um de nós! ""

O que «Stressa»

  1. - A corrida permanente contra-relógio

  2. - Os conflitos não resolvidos

  3. - A alimentação desiquilibrada, pobre em vitaminas e em minerais (nomeadamente magnésio)

  4. - O mau controlo de si mesmo
O que relaxa
  1. - Ocupar-se consigo próprio (banho, actividade artistica, saída entre amigos)

  2. - Guardar tempo para si mesmo (sesta...)
  3. - Viver num ambiente calmo

  4. - Acreditar (em alguma coisa, em alguém)

  5. - Ter projectos
  6. - Alimentação equilibrada (gorduras boas, proteínas boas, açucares lentos, vitaminas e minerais ...)

SM, palavra fractal