I - Quatro Argumentos para acabar com a televisão
SEGUNDO ARGUMENTO
A MEDIATIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Não é por acaso que a televisão pôde ser controlada por um conglomerado de comerciais. Nem é por acaso que foi usada para recriar seres humanos em novas formas, adaptadas aos ambientes artificiais e comerciais. Uma conspiração de factores tecnológicos e económicos levou inevitavelmente a essa situação, continuando a fazê-lo.
A TELEVISÃO E OS SEUS EFEITOS NOS INDIVÍDUOS
QUARTO ARGUMENTO
AS LIMITAÇÕES INERENTES À TELEVISÃO
Juntamente com a venalidade dos que a controlam, a tecnologia televisiva predetermina os limites do seu conteúdo. Existe informação transmissível na íntegra, outra apenas em parte e ainda um tipo de informação não transmissível. As telecomunicações mais eficazes consistem nas mensagens e programas fáceis, simples e lineares, adaptáveis às intenções de quem controla os média para fins comerciais. A publicidade transformou-se no maior trunfo da televisão. Isto não pode ser alterado. Esta tecnologia implica manipulação.
SM, palavra fractal