Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

sobre os anacoretas...

ano 313 imperador Constantino, o Grande



"Muitos dos antigos cristãos sentiram-se defraudados e insatisfeitos com as novas formas, alguns deles optaram por abandonar as aldeias e as cidades - lugares considerados de perdição e de relaxe - para se refugiar em paragens abruptas ou no deserto e viver em solidão. Estes buscadores da perfeição espiritual acrescentaram à tradicional austeridade cristã a observância da virgindade e a submissão a penitências extraordinárias. a sua forma de vida era sumamente primitiva: alimentavam-se de ervas, de raízes e de frutos, dormiam no chão e cobriam o corpo com peles ou com farrapos. São os anacoretas, homens e mulheres consagrados a Deus que constituem o germe do futuro monacato cristão.

A vida em comunidade começa no dia em que um virtuoso e célebre anacoreta atende às súplicas de alguns discípulos que desejam imitar o seu tipo de vida e aceita-os ao seu lado. O passo seguinte seria a constituição de novas estâncias indispensáveis para a vida em comum: capela, refeitório e celas independentes (minúsculas cabanas). Os componentes destas comunidades cristãs são conhecidos como cenobitas; e os primeiros mosteiros localizaram-se na Síria e no Egipto em princípios do século IV e eram integrados na sua maioria por homens, ainda que também houvesse mulheres.




Estas primitivas formas de religiosidade cristã gozaram de uma grande liberdade para dirigir e organizar as suas vidas. Cada anacoreta e cada mosteiro, segundo o seu engenho e consciência, forjava o seu próprio caminho. Este procedimento deu lugar aos mais pitorescos, extravagantes e variados exemplos de vida: desde aqueles anacoretas que escolhiam as copas das árvores (os dendritas) ou o capitel de uma coluna (os estilitas) como lugar de residência, passando por aqueles que decidiam manter-se permanentemente de pé, inclusivamente para dormir (os estacionários), até aqueles que se caracterizavam por viver de forma absolutamente selvagem, sem tecto, à intempérie, andando de gatas como os animais e alimentando-se exclusivamente de ervas, que pastavam à maneiras de ovelhas. A este último grupo, conhecido como os monges-pastores ( ou boskoi, em grego), pertenceram os bispos Lázaro e Jacob. Ora bem, este tipo de comportamentos, sob qualquer ponto de vista estrafalários e disparatados na perspectiva actual, não eram assim considerados naquele tempo, antes pelo contrário: para a mentalidade da época foram sinómino de santidade e rectidão."

«comer como Deus manda» L.Jacinto Garcia

SM, palavra fractal