Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

Napoleão I, imperador de França e a Prudência

A prudência é uma solteirona cortejada por incapacidade. william blake






A ESPERTEZA NA VIDA CONDUZ-NOS A UMA VIA SUPERIOR, MAS ESTREITA, DE AUTO-ENGANO.




Na nossa ansiedade existencial, preocupamo-nos com a possibilidade de não nos conhecermos, de não compreendermos totalmente a natureza ou de os nossos filhos crescerem sem as competências necessárias ao seu êxito. Sentimo-nos obrigados a ler a obra popular desse momento e a descobrir um professor extraordinário ou uma escola de pensamento válida. Apostamos em novas teorias e tecnologias de aprendizagem , tanto melhores quanto mais electronicamente pirotécnicas. Contudo, nos tempos que correm, parecemos incapazes de satisfazer as necessidades básicas - manter o casamento, criar filhos tranquilos, viver em bairros seguros e sentir satisfação no trabalho.


Queremos muito fazer o que é certo, apesar de as religiões falarem, há milénios, da nossa ignorância fundamental acerca da natureza das coisas. Orgulhamo-nos da nossa inteligência recém-conquistada, quando a religião ensina o valor da sagrada ignorância. Existe uma forma obtusa de ignorância, decorrente de não se ter reflectido ou pensado, e uma forma inspirada quando se é suficientemente culto para perceber quão absurdamente pouco se sabe. a primeira é ignorância pura, ao passo que a ultima raia o sagrado.

Como nem sempre somos espertos nas escolhas que fazemos, podemos permitir que as nossas decisões provenham de um lugar mais fundo, subjacente à inteligência racional. Algumas orientações seguras na vida podem ter a sua origem em fontes hostis à inteligência - desejos, interesses, medos, intuições, fantasias, inclinações e até adivinhação. Talvez realizemos melhores escolhas sem saber o que estamos a fazer, em vez de nos iludirmos com a ideia de que somos conscientes e inteligentes.


Com efeito, a prudência talvez se limite a ser muitas vezes uma mera defesa contra os erros. sobretudo se estamos a esforçar-nos, conscientemente, por ser prudentes, a simples ideia de sabedoria pode ser apresentada como um motivo eficaz para não deixarmos que a vida siga o seu curso natural. Fazer o que é prudente pode impedir-nos de seguir as nossas paixões. Pode dominar as nossas intuições e dar-nos a ilusão de estarmos a ser virtuosos, quando a vida nos pede que exploremos territórios para além do horizonte da virtude.

THOMAS MOORE



o dia hoje estava lindo, azul de voar ... e apeteceu-me ir em frente...
como vou controlar este instinto insaciável ???
Penso que pessoas inteligentes nos facilitam a compreensão da vida, porêm compreendemos muitas vezes a vida não pelo que nos dizem, mas mais pelo que nunca ou pouco nos dizem ...
Precisa-se mais existência humana sem dúvida, na minha esfera.
Esta Barbárie autocontrolada do Napoleon e da Josefin, autoproclamados, donos do mundo após a revolução francesa. Napoleão ainda murmurou para José, o seu irmão mais velho: «Se o nosso pai nos visse agora!...»
Seguidamente corroou-se a si próprio a josefina






















SM, palavra fractal