Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

A cerimónia do chá ... eyes, nose, taste and green tea

... a cerimónia do chá proporciona-nos um excelente exercício de atenção. Se nos esmerarmos no ritual com a atenção concentrada, ele pode estar ligado á meditação, na medida em que tem em conta todos os nossos sentidos - o aspecto, o aroma, o paladar, a sensação e, se estivermos num jardim, os sons que nos rodeiam ...
Pessoalmente faço uma mistura de chá verde Chinês com flor de jasmim e no mesmo bule coloco uma saqueta japonesa de chá verde Sen-cha. Mas o mais importante é realmente o prazer que retiro do ritual. Por vezes estou sem fazer nada e mentalmente vem-me o prazer imaginado de estar a saborear e especialmente do cheiro bastante agradável. Inicio então o processo...sem pressas
Dá-me uma grande calma iniciar os preparativos, o bule, as três chávenas, o coador, as duas colheres para esmagar no fim a saqueta, a medida de água para ferver e as embalagens do chá. Como o chinês vêm em avulso e possui flores de jasmim, fico a aspirar o cheiro ainda seco enquanto a água vai aquecendo ... faço as misturas e coloco depois da água a saqueta. Por vezes fico a olhar o movimento, acompanho os odores e os vapores e com a mão vou mexendo a saqueta durante 5 a 7 minutos até sentir a mistura certa. Deve-se ter cuidado com a força do chá pois pode-se tornar desagradável e por vezes provoca enjoos e vómitos. Por isso têm o seu tempo próprio que a pouco e pouco vamos apreendendo. As chávenas são três porque vou bebendo evitando queimadelas ... mas e muito especialmente porque ao retirar o chá do bule o faço por sequência, por camadas, nunca enchendo duma só vez uma chávena.
fica-se-me o calor, o odor, o parzer da espera e do manuseio ...
Acham maluco ... o chá é uma pequeníssima tarefa num dia e o dia é cheio de coisas diferentes e maravilhosas.




"O chá é um medicamento requintado que pode prolongar a vida dos seres humanos. o terreno das montanhas e dos vales onde crescem os arbustos de chá é sagrado e poderoso. Se colheres rebentos jovens, fizeres chá e beberes, saborearás uma longa vida"

Saúde

O chá é uma bebida complexa, constituída por várias centenas de moléculas diferentes que lhe conferem o aroma, gosto e adstringência tão característica. Um terço das folhas de chá contem um tipo de polifenóis chamados flavonóis, ou mais vulgarmente chamados catequinas, e essas moléculas são as grandes responsáveis pelo potencial anticancerígeno do chá verde. Como todos os outros polifenóis, as catequinas são moléculas complexas que representam um papel extremente importante da fisiologia da planta, porque possuem propriedades antifúngicas e antibacterianas úteis para resistir à invasão de um grande número de agente patogénicos. O chá verde contém varias catequinas especialmente a EGCG ou epigalocatequina gallate, a catequina vedeta do chá verde, já que ela possui o potencial anticancerígeno mais elevado.

Nota: Para os chás vou mesmo á secção dos produtos chineses e japoneses. Tento comprar sempre do melhor ... que por sinal não são nada caros.
SM, palavra fractal