Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

Qual é o pior Mal?


Boticelli

"
Sete perspectivas

  1. O pior mal é magoar alguém fisicamente ou pôr em perigo a sua sobrevivência.

  2. O pior mal é escravizar as pessoas economicamente, privando-as de qualquer hipótese de terem êxito e prosperarem.

  3. O pior mal é destruir a paz e provocar a desordem.

  4. O pior mal é aprisionar as mentes das pessoas.

  5. O pior mal é destruir a beleza, a criatividade e a liberdade para explorar.

  6. O pior mal é muitas vezes difícil de distinguir do Bem, dado que tudo na criação é relativo.

  7. Não há mal, apenas padrões mutáveis de consciência numa dança eterna.

  • A grande maioria das pessoas escolheria provavelmente as duas primeiras definições porque os danos físicos e as privações são muito assustadores. Neste nível da consciênciam, o Mal significa não ser capaz de sobreviver ou de ganhar a vida, e o Bem significa segurança fisíca e económica.

  • Nos dois níveis seguintes, o Mal já não é fisico, mas mental. O maior medo da pessoa não é ser privada de alimentos mas sim que lhe digam o que deve pensar e ser obrigada a viver com o caos e a agitação. O Bem significa paz interior e o fluxo livre da revelação da intuição.

  • Os dois niveis seguintes são ainda mais refinados; têm que ver com criatividade e visão. O maior medo de uma pessoa é não lhe ser permitido expressar-se ou ser obrigada a classificar outros como maus. Uma pessoa profundamente espiritual não vê o Bem e Mal como categorias rígidas, tendo começado a aceitar que Deus tenha um objectivo quando criou os dois. O Bem é a liberdade de expressão, a abertura a coisas novas, o respeito pelos aspectos luminosos e sombrios da vida.

  • Finalmente, o último nivel vê todo o jogo do Bem e do Mal, da luz e da sombra, como uma ilusão. Cada experiência traz união com o criador; cada um de nós vive como co-criador imerso na consciência de Deus.




A realidade única aceita todas estas definições, como não podia deixar de ser, porque tudo o que a consciência pode perceber é real para quem percebe. O Mal faz parte de uma hierarquia, uma escada de crescimento em que tudo se altera dependendo do degrau que escolhemos para nos colocar. E o processo de crescimento também nunca termina. Está em acção dentro de si, neste preciso momento."





O livro dos Segredos - Deepack Chopra





Leituras avulsas

SM, palavra fractal