Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

Acafrão-da-India, a pimenta preta e o chá verde



O açafrão-da-terra conhecido também como curcuma, açafrão-da-índia, açafroa e gengibre amarelo, esta planta herbácea é originária da Índia e foi introduzida no Brasil pelos colonizadores. Sua característica principal é como digestivo e ativador da função hepática. É uma especiaria extraída da Curcuma longa, uma planta da família do gengibre (Zingiberaceae), nativa da Ásia (Índia e Indonésia). É o principal componente do tempero do caril (prato culinário) à indiana (ou curry).
De seu
caule subterrâneo se extrai óleo, utilizado como corante de cor amarela e brilhante, na culinária e no preparo de medicamentos.

Propriedades:
É uma planta perene com ramificações laterais compridas. A parte utilizada da planta é o rizoma (raiz), que externamente apresenta uma coloração esbranquiçada ou acinzentada e internamente amarelada. Do rizoma saem as folhas e as hastes florais. Reproduz-se por pedaços do rizomas que apresentam gemas (olhos) com plantio em solo argiloso, fértil e de fácil drenagem. Depois da planta adaptada ao local, alastra-se, pois o rizoma principal emite numerosos rizomas laterais. É uma planta difícil de ser destruída. A colheita deve ocorrer na época em que a planta perde a parte aérea, depois da floração. Nesta fase, os rizomas apresentam pigmentos amarelos intensos.


Usos na Culinária
Usado para colorir laticínios, bebidas e mostarda, em cozidos, sopas, ensopados, molhos, peixes, pratos à base de feijão, receitas com ovos, maioneses, massas, frango, batatas, couve-flor e até pães. Deve ser dissolvida em um caldo quente antes de ser incorporada a uma receita. É ingrediente essencial para acentuar o sabor e dar cor a muitos pratos da cozinha indiana, principalmente arroz.


Usos Medicinais
possui uma ação anti-séptica fantástica. É empregada no tratamento de feridas, úlceras de decúbito, machucados e ferimentos em geral devido à sua ação antiinflamatória e cicatrizante. É usada como antimicótico, em inflamações de articulações, no controle do colesterol estimulando a produção e eliminação da bile. Está sendo muito usada para o tratamento de alguns tipos de câncer; possui ação antiviral, sendo empregada como coadjuvante no tratamento da AIDS. Possui ação antioxidante, auxiliando no combate a radicais livres. No uso externo consegue apresentar uma ação parecida com os corticóides, sendo empregada no tratamento da psoríase, e demais doenças na pele, retirando inclusive a sensação de coceira.
É usado como antiinflamatório nas artrites, eczema, psoríase, tosse e machucados. Previne aterosclerose e trombose e combate problemas gastrointestinais e hepáticos.
É indicado como digestivo, ativador das função hepática e da secreção biliar e flatulência, para isso, em 1 xícara (chá) coloque 1 colher (chá) de rizoma fatiado e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Ainda morno, tome em pequenos goles, 1 xícara (chá) pela manhã em jejum e outra antes do almoço.
É utilizada também como normalizador do colesterol e mau hálito. Para isso coloque e um pilão 2 colheres (sopa) do rizoma fatiado. Amasse bem e adicione 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 80%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Armazene em vidro escuro, ao abrigo da luz solar. Tome 1 colher (café) diluída em um pouco de água 10 minutos antes das principais refeições.


Um fenónemo na maneira como nos "pinta" o corpo e a cozinha.

SM, palavra fractal