Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

uma genealogia familiar dos Silveira e Menezes no Alentejo


é sempre com receio que me reencontro neste assunto há já alguns anos, perante conhecimentos de vidas em múltiplas combinações de amores e desamores, do poder económico e da relação anti-clerical em certas fases da história da família, das revoltas, das influências, das fugas e das mortes dramáticas que a afectaram, assim como das personalidades que mais me atraêm (duas senhoras e um senhor completamente impressionantes) perdidos lá no tempo entre duzentos a trezentos anos atrás.

enfim ... tudo começou quando na Internet o nome da minha avó, de repente me aparece e depois foi um desenrolar de gerações e gerações de Portalegre, Vila Viçosa, Borba, Castelo Branco, Évora e Beja. Nessa fase durante meses desenrolei para cima de 40 gerações para trás por oito ramos.
Espalhei nessa altura (três anos) mapas e ligações geneológicas e já não havia espaço na "salinha" para tanta coisa ... foi complicado os apontamentos, o printar 500 pessoas ou mais e principalmente deixar a intuição percepcionar a direcção da compreensão.

Uma vez também em Lisboa, mocinho me "leram" dizendo que haveria de saber a origem das coisas. Passaram-se anos sem que tivesse entendido o porquê da origem ... e também de muitas outras coisas reveladas.

Outro susto foi quando apanhei as palavras e os actos, as acções e compreendi mais profundamente a família em toda a extensão, incluindo os elementos da família actual.

Olho e revejo caras antigas nos traços fisionómicos, observo personalidades politicas e altruistas, revejo principalmente a arte no traço de mais de 10 familiares, profundamente criativos para a arte e a saúde humana. Servir ... com uma disciplina pessoal desconcertante têm sido o apanágio de muitas das pessoas. Dirigir e enfrentar verdades e pessoas ... numa permanente luta contra os estereotipos e os snobismos de classe.

Já aqui escrevi no blog algumas coisas que depois apaguei ... custou-me sempre o principio da exibição.

Reiniciei hoje o assunto porque de repente apanho na Internet um programa «MyHeritage Family Tree Builder» que me possibilitou de forma fantástica começar construir o mapa geracional.
É muito dificil encontrar software, pois tenho trabalhado em muitos que depois me desinteressam completamente pelo tempo e tempo perdido. Este é grátis muito bom.

Quanto ao resto ... as coisas são como são. Simplesmente o prazer da sorte de poder ir mais além do que três gerações ou quatro ou cinco, e especialmente ver nos olhos da família ... o tempo lá para trás.
Também me foi entregue esta missão ... e muitas vezes ocorrem situações em que me "indicam" nítidamente ... para fazer.
Pode ser que um dia eu faça aquilo que tantas pessoas fazem ... genealogia, mas assusta-me por exemplo certas igrejas matrizes pelo chão comum pisado. Daí os castelos ... a arte da peleja quando sitiado, a franja do Alentejo que mais lutou em todo o Portugal porque de Espanha as raizes e dos árabes e das casas europeias os interesses fecundos dos casamentos. No Alentejo sinto as lutas e os valores ... é assim.

Esta é decidamente uma palavra fractal.
De mistérios e segredos somos todos nós feitos ... basta-me tão somente este meu ideário semeado por música e matemática, ou filosofia.

SM, palavra fractal