Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

Só os tolos têm medo de ser tolos

OUSE SER DIFERENTE

"por um lado, há muitas pessoas que se deixam obcecar pela possibilidade de terem êxito; por outro,essas mesmas pessoas têm receio do fracasso e tentam evitá-lo.A vontade de sucesso e o desejo de evitar o fracasso são contraditórios. O fracasso é um passo necessário para atingir êxito. Muitas vezes temos de passar por vários fracassos antes de atingirmos o sucesso. o caminho para o sucesso pode ser definido assim:

Fracasso Fracasso Fracasso Fracasso Fracasso Sucesso

No entanto, muitas pessoas tentam evitar o fracasso a todo o custo. o receio do fracasso encontra-se associado a outros: o receio de ser considerado tolo, de ser criticado, de perder o respeito do grupo a que pertence, de perder a segurança financeira... Mas evitar o fracasso significa também evitar o êxito.

Muitos de nós evitamos os riscos porque pensamos ficar mal vistos se fracassarmos. Ficamos de tal modo obcecados com a opinião que os outros podem ter de nós que nos recusamos a fazer as coisas que pensamos criarem uma má imagem de nós próprios - e a pouco e pouco passamos a evitar riscos como norma.

Isto pode ser extremamente prejudicial para a nossa criatividade e força anímica: devemos aprender a sermos tolos se quisermos ser criativos e viver a vida de forma tão completa quanto possível.

A tabela de Tolos acima indicada sublinha o facto de o receio de ser tolo ser ainda pior do que sê-lo. Os génios e os indivíduos com êxito, no trabalho ou no lazer, sabem contrariar o receio de parecer tolo. Compreendem que para terem êxito nas suas expectativas têm necessariamente de passar por fracassos e ser tomados por tolos.

Ser «tolo» faz parte de saber viver. Ser «tolo» coloca-lo-á num plano de desenvolvimento individual superior ao de quem tem receio de o ser. o êxito na vida exige que, por vezes, pareçamos ser tolos."

SM, palavra fractal