Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

o elogio de okinawa e o Eremita

O Eremita

Palavras-chave

· Solidão, lentidão, tempo, duração.
· Atraso, contratempo, obstáculo, período de maturação.
· Trabalho, esforço, pesquisa, introspecção.
· Procura do valor, da verdade, paciência, sabedoria, perseverança.


Interpretação
- O Eremita é a carta da sabedoria, do tempo e da experiência. A primeira informação a reter é a diminuição de velocidade: com ela, tudo evolui lentamente. As coisas irão passar-se com mais lentidão no destino do consultante, tanto no plano profissional como no afectivo. Esta diminuição de velocidade não é necessariamente negativa, já que frequentemente se trata de uma passagem tornada obrigatória por as coisas não estarem prontas, por a situação ainda não se encontrar madura, sendo pois preciso esperar que regresse o tempo de agir, de colher.
- O Eremita é o arcano da descoberta, da procura perpétua do caminho, e representa o tempo, o tempo que a transformação, a metamorfose, a reflexão e o sentimento exigem. Ele indica um período de meditação, uma lenta saída do nevoeiro. Pouco a pouco, o horizonte vai-se tornando mais nítido e a introspecção facilita a visão. A luz difundida pela candeia constitui um elemento de esperança, que geralmente indica que se está próximo do fim do túnel, mas também que ainda não terminaram as novas que permitirão uma saída definitiva. Esta lâmina aconselha imperativamente o consultante a meditar, a reflectir. Existe um bloqueamento temporal que lhe impõe um trabalho em relação a si mesmo, que lhe permitirá ir mais longe.
- O carácter positivo ou negativo do Eremita depende muito das cartas vizinhas. É, de qualquer maneira, uma carta lenta, não muito alegre e assaz passiva. Se o contexto for negativo, o Eremita tinge-se de cores sombrias: a capa esconde e retém as capacidades, e não é certo que o consultante, ou a pessoa simbolizada pelo Eremita, consiga um dia revelar as suas capacidades, as suas forças e a sua luz interior, não porque não tenha possibilidade de o fazer, mas porque corre o risco de fugir diante da acção. O consultante procura um caminho, sem dúvida; mas conseguirá ele encontrar a luz, conseguirá ele realizar-se? O Eremita, em negativo, torna-se um desmancha prazeres, sempre insatisfeito.

Resumo
- O Eremita é uma carta de iniciação pessoal, que indica a verdade que encontramos num estado de recolhimento e que é necessário esconder aos outros. Se temos um projecto, uma ideia qualquer, é necessário guardá-la para nós mesmos, permanecer desconfiados em relação ao exterior. Esta carta anuncia igualmente a dúvida, seja em que domínio for, podendo também constituir o sinal de que existe alguma hipocrisia no meio em que evolui o consultante.
- A aparição desta carta denota frequentemente a inteligência, a cultura e a capacidade de recolhimento do consultante, qualidades essas que lhe permitem definir melhor as forças e as motivações que o animam. Porém, quando rodeado por cartas negativas, o eremita pode revelar que lhe está destinado um papel de eterno segundo.


«Quem olha para fora dorme, quem olha para dentro acorda» Carl Jung

Título: O Eremita, o Sábio
Número: Nove (9)
Letra Hebraica: Yod
Significado: Mão aberta
Vigésimo Caminho: De Tip hareth a Chesed
Cor do Caminho: Verde - amarelado
Som Relacionado: Fá Natural
Signo: virgem (Terra Mutável)
Título Esotérico: O Profeta do eterno, o Mago da Voz do Poder
Objectivo: Busca de conhecimento feita em silêncio, com paciência e dedicação
Obstáculos: Desconfiança das pessoas, inclinação a misantropia, medo da pobreza, receios infundados
Conselho: Trabalhar pacientemente e estudar em profundidade

Em busca de Si
- Agora já percebeu o que realmente tem valor. Desde há um tempo para cá que se vem sentindo sem rumo e perdido na imensidão da vida, em consequência disso penetrou dentro de si mesmo, na esperança de encontrar o verdadeiro caminho. Nessa busca interior foi encontrado o que realmente é importante em relação a si. O isolamento tem-lhe permitido reconhecer o que é seu e distinguir o que é ilusório e o que é real. O encontro com esse ponto imóvel dentro de si permitiu-lhe encontrar a ligação com tudo o resto. Este Arcano é muito importante para quem busca com o coração aberto o caminho, pois ela afirma que a pessoa vem encontrando respostas a algumas questões e que estás disposta a continuar a jornada na busca do auto-conhecimento.
Leitura rápida: Arcano 9 – O Eremita
- Este é o arcano em que deve escutar a sua voz interior. Lembre-se que as dificuldades existem para o ajudar a fortalecer o seu carácter, embora pareça difícil chegar ao que se quer, pelo que deve deixar passar o tempo pois este é o seu melhor aliado.
- Este arcano indica que deve de agir com prudência e que nem tudo se apresenta à luz do dia. Há circunstâncias que devem ficar no silêncio e aguardar o momento certo para agir. Lutar contra o tempo não ajuda em nada.
- Trabalhe sobre a sua situação, pense e reflicta pois só com o tempo e a experiência você pode compreender o que se está a passar neste momento da sua vida.

Palavras-chave:
A sabedoria, a solidão, a experiência, a meditação, a iniciação, o tempo, a maturação, a paciência, a procura do valor e da verdade.
Sentido Divinatório:
Carta de sabedoria e de experiência, representa o destino que se concretiza lentamente. Com o Eremita tudo evolui devagar, quer a nível afectivo quer a nível profissional. O consultante deve trabalhar com paciência para obter o que quer, sendo necessário primeiro semear e só mais tarde colher os frutos do que semeou, para isso é preciso tempo de espera, aquisição de experiência e amadurecimento. O Eremita representa a descoberta, a procura do caminho e o tempo que a transformação a reflexão e o sentimento exigem. Ele indica um período de meditação, uma lenta saída das dificuldades até atingir a paz e a nítida visão das coisas.
Sentimentalmente:
Vida sentimental travada ou retardada. Os seus sentimentos tendem a ser interiorizados e não expostos para o exterior. Possível período de solidão.
Profissionalmente:
Existe um bloqueamento de momento que não lhe permite avançar em direcção à realização profissional. O consultante deverá reflectir sobre o que tem feito da sua vida profissional e voltar a pensar em alicerçar novas estruturas, de forma a que no futuro se abram novas e melhores perspectivas.
Saúde:
Possíveis problemas ligados aos ossos. Cuidados a ter relativamente a problemas artríticos e de coluna. Regra geral esta carta indica longevidade.
Dinheiro:
Favorável às economias, permite poupar ou obter lucros vindos mais tardiamente na vida. Empréstimos, ganhos imobiliários, etc. podem ser conseguidos.
Espiritualidade:
Total desapego ao que é secundário na vida. Esta carta proporciona aspirações mais elevadas, proporciona uma busca interior e a iluminação.

Interpretação divinatória da lâmina VIIII - Oswald wirth
- Jesod, Fundamento. O ser em pujança de futuro, potencialidade condensada no germe. O plano vivente pré-existindo em relação à objectivação. A trama invisível do organismo a construir. Modelo demiúrgico imprimindo, aos indivíduos, os caracteres da espécie. Corpo astral dos ocultistas.
- tradição, experiência. Património imperecível do passado. Saber aprofundado. Prudência. Circunspecção. Recolhimento. Silêncio. Discrição. Reserva. Isolamento. Continência. Castidade. Celibato. Austeridade. Sábio afastado do mundo, morto para as paixões e para as ambições mesquinhas. Espírito profundo, meditativo, estranho a qualquer frivolidade. Médico experiente do espírito, da alma e do corpo. Adepto praticando a medicina universal. Filósofo hermético, possuindo o segredo da Pedra dos Sábios. Iniciador. Mestre capaz de dirigir o trabalho de outrem e de discernir o que está em gestação na ordem do futuro humano. Cirurgião-parteiro.
- Carácter saturnino, sério, taciturno, ensimesmado, desconfiado. Espírito timorato, meticuloso, pesado. Tristeza, misantropia, cepticismo, falta de coragem, avareza, pobreza.


Significados utilitários da lâmina VIIII - Paul Marteau
Mental: Aparição de luz para esclarecer e resolver um problema qualquer. Esclarecimento que virá espontaneamente.
Anímico: Chegada a uma solução. Coordenação, aproximação das afinidades. Significa também, prudência, não com a ideia de temor, mas para melhor construir.Físico: Segredo que será desvendado, luz que se fará sobre objectos ainda ocultos. Para a saúde: aparecimento do conhecimento de saúde com o conselho do remédio.


SM, palavra fractal