Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

O GRANDE PROCESSO DO TABACO



Pelo meu processo de deixar de fumar

Pelos 10 anos que hoje se fazem

Pelos meus tempos de formador

Pela formação em b-learning e presencial

- SHST

- Automação, Controlo e Instrumentação



Ver no eSnips o Risco Químico





Sempre acreditei que é preciso um grande esforço da nossa parte para vencermos aquilo que nos parece impossível de ultrapassar.
Como há pouco ouvia, as coisas pequenas resolvem-se logo. As mais dificeis demoram só um pouco mais.
Sempre foi difícil aceitar a imensa falta de qualidade de vida, todo o processo cultural e de habituação que o tabaco representa ... e especialmente porque nascemos sem este hábito, assim como outros, nocivos á saúde e alienantes.
Todos nós temos os nossos pequenos e tolerados vícios, nem que seja de pensamento ... como afirmo de matricial recorrente ... não somos perfeitos ...
Gostamos de lutar ... o que se nos ultrapassa ...

Irei em seguida explicar o processo de deixar de fumar, pensado e vivido ... mas numa extensão diminuída aqui ...
É ASSIM ... O MEU PROCESSO DE DEIXAR DE FUMAR

Mentalizei-me sempre que o primeiro dia era o mais díficil e que os dias seguintes se aguentavam muito mais fácilmente ... pró-actividade, pensamento positivo, imagem criada ... chame-se o que se quiser.
como julgo que só com esforço ... quase penalização me consigo libertar deste pequeno grande "montro" de vício, fazia o seguinte ....
Mentalizava-me num dia, planeando o preciso momento em que não haveria, festas, viagens, família, ou outros acontecimentos ... com uma distância de pelo menos 15 dias e combinava comigo o dia, escolhendo-o muito bem.
Dia a dia, recriava a vontade que naquele dia iria parar e continuava a fumar normalmenete nos dias antecedentes
No dia escolhido, combinado, integrado .... levantava-me de madrugada e viajava até uma praia daquelas a perder de vista ... e adivinhem ... começava a andar junto ás ondas, até ....
até .... aguentar o máximo .... por vezes 6,7,8 horas até achar que estava nos meus LIMITES, completamente exausto ... Só, que nessa altura ... punha-se uma situação
agora era necessário voltar ... descansava então o tempo que o corpo pedia ... por vezes 1 a 2 horas ... e depois, com firmeza refazia o caminho de volta, cansado ... mas com aquela energia interna especial e com o sentido prático de que tinha mesmo de andar para voltar ....QUEM O PODERIA FAZER POR MIM ?
E o caminho era feito quase numa espécie de penitência, qual caminho de SANTIAGO DE COMPOSTELA .....
Por vezes imaginava que tinha exagerado ... por vezes desesperava ... mas o tabaco tinha desaparecido da mente ...
Chegava a casa quase sempre de noite ... cansadissimo ... e com muito ... muito sono.(Chocolates são preciosos).
ACORDADO no dia seguinte, tinha passado o 1º Dia ... que chatice ... ao 2º, 3ª, 4º lembrado do sacrificio mais não me lembrava de tabaco.
SEMPRE DEIXEI DE FUMAR DESTA MANEIRA. (as duas outrês vezes, pois o inimigo é pr'a ter cuidado e respeitá-lo)
Mas cuidado com a saúde por causa do tabaco, mas também por causa dosmétodos radicais que aplico. Amigos , não!

APARTE: Em abono da verdade, na China, quando por empatias o chefe "supremo" chinês de rosto mongol, meio gozão e duma força impressionante ... puchou de um cigarro para comemorar o "fecho" negocial e olhou e ninguêm aceitou o cigarro porque não fumavam, poisou os olhos em mim e em chinês verbalizou o desafio. Olhei para ele, pensei para mim, e ficámos os mais amigos naquele breve período. Valeu a pena ? O desafio da minha força ... ou da força dele, mongol de sorriso "altaneiro"?
SM, palavra fractal