Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

RESILIÊNCIA

Uma capacidade ou resistência ás alterações e adversidades, por meio de processos adaptivos que nem sempre possuêm o mesmo nível de Resiliência por parte das pessoas e que se colocam de forma diferenciada perante as gerações, não só para as mais novas assim como para as mais velhas, com custos geracionais muitas vezes elevados.

Estaremos de novo no limiar de uma repetição de fortes resiliências em virtude desta intensa mutação até á aquisição de um novo equilibrio por parte da humanidade, em conformidade com outras épocas de inovação e transformação cultural e social intensa.

Imagino alguns desenhos simples e elucidativos dos patamares desta evolução.....



Stages of Vertical Changes


Como se estão a comportar as gerações actuais perante os seus estados de Resiliência no confrontamento perante a actualidade ? E as gerações mais velhas, como sofrem a intensidade da transformação emergente com conhecimentos de outros estados de vida anterores totalmente diferentes?

Realidades diferentes ? «mas pai, o que me falas já não existe, não conheço, como queres que eu entenda?»

" quanto ao aspecto psicológico e comportamental, a resilência não deve ser entendida unicamente como uma resistência aos diversos factores adversos da vida, ou mesmo uma imunidade aos acontecimentos dela decorrentes, mas sim e também uma malebilidade e capacidade de adaptação, que se traduz em perfis de comportamento resilientes, nos quais as experiências adversas são experimentadas e integradas numa adpatação e compreensão que poderá contituir em si por vezes uma nova oportunidade na vida, com mudança na aptidões e reforço de competências.

PERSONALIDADES RESILIENTES"




SM