Adiamento da gratificação na alimentação
Porque se tornou tão fundamental uma alimentação saudável...
Pensando sobre o adiamento da gratificação ... sinto por vezes que podemos nascer já com ele ... que podemos desenvolvê-lo durante a vida ou então ... que as coisas não se colocam dessa maneira para a pessoa, entre outras hipóteses.
Ao observarmos de forma atenta os filhos, os amigos e mesmo colegas rapidamente poderemos aperceber quanto aos seus valores e práticas de vida...
Imaginemos que temos há nossa frente um BOLO fantástico com um recheio do melhor chantilly. Se preferirmos a massa do bolo em vez do chantilly porque a apreciamos mais, qual iremos comer primeiro ? O que mais apreciamos (massa do bolo) em primeiro lugar e só mais tarde o que menos gostamos... ou comemos antes o que menos apreciamos para mais tarde nos deliciamos com o que mais gostamos?
E quanto a si qual é a sua opção '
Já alguma vez premiou antecipadamente as crianças antes mesmo de fazerem qualquer coisa, ou pelo contrário observa o trabalho delas e a consistência do esforço sem exageros para depois então premiar ?
Ou seja de outra forma, nós adultos quais "crianças grandes", damos presentes a nós próprios antes dos esforços ou só o fazemos após experimentar o esforço e conclusão da tarefa para então saborearmos o descanso ?
A disciplina é realmente uma coisa difícil, que nos constrange constantemente porque nos obriga ao esforço e nós tendemos a fugir ao difícil, enquanto a vida, essa nos surpreende constantemente e nos obriga a aceitar ou rejeitar as dificuldades que nos aparecem. No trabalho somos obrigados a disciplinarmos-nos,... mas será que isso implica um comportamento por obrigação numa sobrevivência pacífica e posição assegurada ou passamos de forma inteligente a assimilar este princípio de boas práticas usando-a na vida normal... fora já da influência da matriz do pensamento que nos defende tão bem do sentimento de culpa ou "desculpa"....
Sabemos que vidas difíceis, mais simples e humildes nos antecederam noutras épocas, que obrigaram a coisas que não conhecemos, nem temos por vezes interesse em imaginá-las... . Agora, preocuparmos-nos em como chegámos aqui ... quando a vida em três gerações se desintegra nas memórias, experiências e vivências (geração de avós, de pais e filhos) e que para trás existe uma imensa barreira intransponível que nos assegura uma consciência livre quanto á percepção dos que nos antecederam em outros esforços da vida.
Os FRACTAIS na nossa alimentação ...!!!
O adiamento da gratificação poderá vir-se a integrar numa disciplina pessoal da vontade sem uma rigidez exagerada. Aí talvez a persistência tenha então deixado de ser teimosia para se tornar o nosso " modus operandis" .
Uma excelente obra para a prevenção e o tratamento do cancro pela alimentação " Alimentos contra o Cancro"
De RICHARD BÉLIVEU e DENIS GINGARS
Laboratório de Medicina Molecular - Hospital Sainte-Justine e Universidade do Quebéc de Montreal
SM , palavra fractal