Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

no campo da teimosia ou da persistência ... falar e ouvir as pessoas

Então nunca mais vens !!.... e eu a ouvir calmamente uma pessoa ... olha que já são horas !!.... e eu com todo o tempo do mundo dedicado naquele momento .... é preciso deixar seguir o tempo ... é preciso Amar o momento criado

Dizia-me hoje de manhã uma jovem mulher:

... eu sou alentejana e por isso sou persistente nesta minha luta por tentar fazer aquilo que gosto .....

quantas e quantas vezes não tem sido confundido a teimosia, algo mais primário na observação diária com a persistência da vontade ...
quantas e quantas vezes não têm sido dito que se está a agir com ambição mas no mau sentido qual intenção .... quando no fundo se trata de um sentimento verdadeiro de luta pela construção na vida.... de necessidade de eventualmente levar os outros a avançar para empreendimentos em conjunto que possam fazer renascer novas forças e/ou outras motivações.
Lutar por um processo é difícil ... de sobremaneira ...

Encontro constantemente ao longo da vida pessoas que pensam em teimosia e ambição e outras que pensam em persistência e construção.... qual a diferença ente elas ?? Será isso muito importante ou não?

Qual a sua ideia .... devemos ser teimosos e ambiciosos ou persistentes e construtivos ????

costuma ousar ou não ousa, e como prepara os mais novos "this the main question"??

Portugal por onde temos vindo a crescer neste imenso esforço !!!? .... e porque nos abandonam as pessoas que conseguem crescer ... o problema é que esta ordem se está a pôr com os nossos filhos...que partem ou que tão somente se mantêm potencialmente inoperantes nos sonhos e dons concedidos na sua natureza e se ficam por trabalhos de competências abaixo do necessário para eles e para o país. O que fazer ?!

Chegam ao 25 anos com o sonho de uma vida realizada ... andaram pelo telemarketing ou outros trabalhos ... foi o início e depois ... quando começam a querer ir mais além e económicamente constatam que vivemos neste país ... cujo destino não é possível imaginar a ter uma vida equilibrada no domínio económico, social e emocional ... voltam por vezes para casa de novo porque a culpa não se sabe bem de quem é ....É preciso falar destas realidaes em que novas combinações sociais e parentais passaram a coexistir no nosso meio ...

Vós bem sabeis, os pais .... o que vos bate á porta... que hoje em dia devemos deixar perceber qual o dom dos mais jovens, a tendência onde podem vencer por mais difícil que seja a realidade .... já que estão no seu dom. Fazer o que se deve fazer porque é a sua tendência inata... e apostar nesta chave como a maior hipotese de sucesso no nosso universo altamente competitivo ... é um dever tentar perceber.

Conhecemos o passado, reconhecemos o presente ... mas e o futuro , 5, 10, 15 anos ... quem o quer prever ! Ninguêm... olhem que é só em 2020 e não em 2100 ou mais ?


No entanto vivemos em quintas protecionistas... protegendo unicamente quem a nós pertence, sangue do sangue ... e ficamo-nos por aí ... e pelo consumo naturalmente...artificialmente propoto como possível solução.

Haverá decerteza uma solução há última hora ......e que nos beneficie claro!!

Mas ainda não falámos da profundidadade do conceito das competências .... fica para outra altura ... em que me debruçarei sobre temática tão importante .... porventura haja ensejo e vontade e sinta ser a minha humilde contribuição.

Bem hajas Florbela, pelo teu esforço ....

"para ser apagado do emergentecomplexo" oportunamente e assim fôr uma necessidade intuida....


SM