Consciência
conhecimento não é aquilo que aprendemos ... mas sim no que nos tornamos

POPULATION AND METROPOLIZATION

POPULATION AND METROPOLIZATION
emergentecomplexo

Gaia e SDi

Gaia e SDi

Beja ... a cidade também conhecida por Pax Julia

Foi difícil conhecer o núcleo histórico de Beja... O destino também estava marcado para a feira da Cidade - a Ovibeja. Saliento a Feira que estava absolutamente fantástica, as pessoas ... a multiplicidade de acontecimentos... os animais a concurso, a música e a dança, os petiscos e a grande representação de todos os concelhos do distrito, muito bem concretizada pela qualidade dos expositores na exploração dos seus melhores potenciais regionais. Vi o Museu da cidade e especialmente o belo Castelo e sua torre de menagem.

PICASA - Fotografia link

Relato histórico de Beja na Wikipédia - simples e curioso.

Crê-se que a cidade foi fundada cerca de 400 anos a. C., pelos Celtas ou mais provavelmente pelos Cónios, que a terão denominado Conistorgis, e que os Cartagineses lá se estabeleceram durante algum tempo. As primeiras referências a esta cidade aparecem no século II a.C., em relatos de Políbio e de Ptolomeu.
Com o nome alterado para
Pax Julia, foi sede de um conventus (circunscrição jurídica) pouco depois da sua fundação, teve direito itálico e esta cidade albergou uma das quatro chancelarias da Lusitânia, criadas no tempo de Augusto. A sua importância é atestada pelo facto de por lá passar uma das vias romanas.
Os
Suevos e os Visigodos dominaram esta cidade depois da queda do Império Romano, tornando-a sede de bispado.
No
século V os Suevos apoderaram-se da cidade, sucedendo-lhes os visigodos. Nesta altura passa a cidade a denominar-se Paca.
Do
século VIII ao ano de 1162, esteve sobre a posse dos Mouros, tendo neste ano os cristãos reconquistado definitivamente a cidade. Recebeu o foral em 1524 e foi elevada a cidade em 1517.



Chão da Santa casa de Misericórdia de Beja






Ovibeja 2007




Fecho de aBOBOdA

Ferreira do alentejo

A visitar o museu municipal. Andar pela vila...andar de andar . Falar com as pessoas. Deixar-se ir. Ver a apresentação genial em multimédia no Museu. Simpatia das pessoas. Calma e silêncio das ruas. Iniciativas culturais, sociais e desportistas do concelho. Edifícios fins século 19 inicio 20 em recuperação. Património nas pessoas e em alguns que se salientaram. A renovar outra visita ... mais atenta.


Chão de Ferreira do Alentejo





SM, palavra fractal